segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Futuras instalações da Esem, a Escola Sesc de Ensino Médio


Educação- Dedicação integral
Alunos e professores vão morar na escola que o Sesc inaugura na Barra da Tijuca/RJ

Campus da Esem: área equivalente a doze campos de futebol
Foto: Fernando Lemos

Quem passa pela Avenida das Américas na altura do acesso para a Linha Amarela e vê o conjunto de prédios logo imagina que a obra, em fase de finalização, é de mais um megacondomínio da Barra da Tijuca. Mas o terreno de 131 000 metros quadrados – o equivalente a doze campos de futebol –, com 59 000 metros quadrados de área construída, abriga as futuras instalações da Esem, a Escola Sesc de Ensino Médio.
O projeto pioneiro é ambicioso. Alunos e professores vão morar no campus, em apartamentos de 120 metros quadrados que serão entregues mobiliados, com geladeira, fogão, ar-condicionado e armários. O aluguel custará 150 reais e os 38 professores receberão salário de 7 500 reais. "Eles vão ter tempo para preparar as aulas com calma e se dedicar também aos estudos", diz Cláudia Fadel, diretora do colégio.

Em seu primeiro ano letivo, que começa no dia 19 de fevereiro próximo, os alunos ocuparão dois prédios de um total de quatro construídos, do lado oposto à vila dos professores. Os alojamentos têm lavanderia, sala de convivência equipada com DVD, aparelho de som, TV e vários tipos de jogos e um departamento médico para socorros rápidos. Cada estudante terá a sua disposição um notebook com acesso à internet. Tudo foi planejado para que eles se sintam em casa. Mas nada de bagunça. Homens e mulheres ficarão separados e, em cada andar do prédio, haverá um professor residente, com a sua família.
É o caso de André Gonçalves, de 29 anos, que dará aulas de educação física e vai mudar-se com a mulher e os dois filhos. "A escola terá gente do Brasil inteiro: do Acre ao Rio Grande do Sul", diz André. "Não existe ambiente melhor do que esse, de diversidade cultural, para criar meus filhos." Cerca de 2 200 candidatos se inscreveram para o concurso, que selecionou 174 estudantes. Prevê-se que, em 2011, todas as 500 vagas estejam preenchidas.
A escola é destinada aos filhos dos associados do Sesc e servirá como modelo para futuras unidades que a entidade pretende construir em outras capitais. "A primeira turma estudará de graça. Já os que forem selecionados em 2009 vão pagar uma mensalidade", explica a diretora. "Mas não será caro, uma vez que nosso público-alvo ganha entre um e cinco salários mínimos." O método de ensino é inspirado na Suffield Academy, tradicional escola secundária dos Estados Unidos, localizada em Connecticut e com mais de 170 anos de existência. Cada aluno terá um professor-orientador e as turmas reunirão no máximo quinze estudantes.

Além das matérias tradicionais, a Esem oferecerá cursos de música, teatro, fotografia, pintura, gastronomia e estilismo. O campus terá uma biblioteca com capacidade para 40 000 livros, um teatro para até 600 pessoas, piscina semi-olímpica, campo de futebol, quadras poliesportivas e ginásio coberto com arquibancada para 1 000 espectadores. Há sistemas de reaproveitamento de água das chuvas, energia solar e coleta de lixo seletiva. A obra custou em torno de 95 milhões de reais, vindos dos recursos da contribuição compulsória paga pelas empresas que mantêm o Sesc. "Vamos dar todas as condições para esses alunos serem bem-sucedidos na vida", afirma Cláudia. "E isso não tem preço."

13 comentários:

marcelo disse...

Fiquei encantada com o sistema de ensino ,assim como o projeto educacional dessa escola, e gostaria de saber como é que os professores são efetivados? É por meio de concurso? ou entrega de currículos?

Anônimo disse...

OI meu nome é Isaura, sou Pedagoga e Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e ao ler sobre este colégio imaginei que o grande sonho de uma professora que pensa de como vale a pena lutar pela educação sendo facilitadora das aprendizagens dos nossos ,alunos onde eles sintam prazer em estar na escola.
Gostaria muito de participr de alguma forma deste colégio,já enviei meu currículo e aguardo muito uma resposta.
Obrigada

Anônimo disse...

Haverá um segundo concurso? Há previsão? Qual a validade do cadastro de reserva existente?
Obrigada

Anônimo disse...

gente, eu vou fazer a prova para alunos,e o site
www.escolasesc.com.br tá disponibilizando a inscrição dos professores, corram...
meu pais ficaram interessados porem nao tem a area de educaçao fisica ainda...boa sorte
lá é mto legal mesmo!!!

Anônimo disse...

olha adorei a capacidade de esino da esem pois ja fui uma aluna da esem e muito bom graças a ela hoje faço faculdae de quimica e pretendo fazer tambem de geologia muito obrigado sejam sempr assim competentes.

Anônimo disse...

Gostaria de ter mais informações pelo meu e-mail, sobre inscrição para alunos. Tenho filho que estuda no SESI da minha cidade e gostaria de inscreve-lo..Margareth Amaro e-mail: amaro@hoteldubaimacae.com.br

Theus Carvalho disse...

A ESEM realmente é um sonho. As instalações são perfeitas, e o ensino também. Acho que é uma escola modelo para qualquer outra escola.

P.S.: Gostaria de saber como a pessoa que comentou pode ter estudado na ESEM e estar fazendo faculdade de química, considerando que a escola "estreiou" em 2008 e estamos em 2009 :S

MARCELLA disse...

[red]acho essa ideia incrivel[violet]ter uma escola onde posso me desligar um pouco da minha familia ter os meus amigos mais perto de mim maravilho e com certeza vou para essa escola!!!!!!e minhas amigas ja comentao que vao junto cmg!

Unknown disse...

Pretendo fazer prova este ano ( aluna =) e gostaria de saber se o colegio é pago e qual seria esse valor ? gostara de sabr também se é ' obrigatorio' morar lá. obg (y)

Unknown disse...

Bom, respondendo a pergunta de todos vcs, eu sou aluna da ESEM ( escola SESC de ensino medio), por isso posso responder as suas perguntas. Bom, em relação aos professores eu não poderia responder, mas em relação a inscrição, os alunos que se candidataram vão fazer uma prova, que qualquer pessoa, de qualquer estado pode fazer, o local da prova é na unidade SESC de cada estado, pasando na prova, vai ter uma entrevista, várias perguntas... A escola não é paga, porém, os pais ou responsáveis se responsabilisam por qualquer coisa, como passagens de avião, passeios por fora da escola, se o aluno desejar sair do colegio, só sai com autoriação de alguem , e o que vai gastar por fora tbm é pago. A escola, dá toda a assistencia ao aluno, o ensino é muito bom. A prova contem 70 questões que valem 70 pontos, e depois, uma redação com o tema proposto que vale 30 pontos. São disponibilizados vários cursos para os alunos, é perfeito, e outro detalhe, cada aluno recebe um notbook pessoal, pra faezr pesquisas, acessar a internet, etc ... Bom, é isso, só queria dizer que a ESEM é uma escola modelo, sim. É marcante na vida de todo aluno, os melhores anos da sua vida !! ;D bjs, xaauzinho

Unknown disse...

e uma ultima coisa ... a ESEM é uma escola-residência, é obrigatório morar lá sim, porem, nas ferias os alunos voltam para suas casas, quando terminam, vem de volta para a ESEM !

Anônimo disse...

Realidade? Nada a ver. Modelo? Pode ser. Mas será? Se não for para todos não é realidade.
A sociedade não está conseguindo cumprir suas funções básicas. A escola não poder ir bem se a sociedade vai mal. O ensino não é essa panacéia que vai resolver todos os nossos problemas. Se não tivermos um projeto de país, de desenvolvimento, estaremos bem formados, capacitados mas exercendo trabalhos do setor primário da economia, mal remunerados.

Alquimia disse...

Em relação a Escola Residência do Rio de janeiro; Realmente é um projeto fantástico, contudo desde o seu inicio já não está se mostrando transparente, consta no edital que os resultados das provas não serão divulgados; muito bem! Como saber se o aluno foi ou não aprovado?
A resposta está na decisão de uma comissão de avaliação.
Com a distribuição de 3 a 10 vagas por estado eu poderia acreditar que estas vagas serão destinadas somente a diretores e agregados de pessoas "importantes" e "influentes" das unidades do SESC espalhadas pelo país, É claro que isso não acontecerá pois estamos no Brasil e este tipo de atitude não condiz com a nossa realidade e educação, longe de mim pensar que tal falta de caráter e bandidagem estaria envolvendo nossos mais competentes administradores e docentes, nosso país é conhecido por coibir e punir tais atitudes e como não temos exemplos deste tipo de conduta, não teremos problemas, porem os resultados deveriam ser divulgados e os alunos deveriam ter direito a recursos, a final o dinheiro é do comerciário e são pagos ou debitados diretamente da folha de pagamento deles.
Mas será um sucesso! Acredito na justiça e na honestidade das pessoas que estão a frente de tal projeto que em sua idealização está perfeito.