terça-feira, 8 de abril de 2008

Vitória: Assinada em SP a Carta Compromisso com a Sociologia no Ensino Médio

Secretaria da Educação Discursa no
Ato Compromisso com a Sociologia

Em um concorrido ato realizado na última terça-feira, dia 8 de abril, a partir das 11h30, que contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre autoridades, profissionais e estudantes, a Secretária da Educação do Estado de São Paulo, Profª e Socióloga Maria Helena Guimarães Castro, assinou de público a Carta Compromisso com a Sociologia no Ensino Médio no Estado de São Paulo.

Apesar deste ano termos ficado sem as aulas em nossas escolas, em 2009, todas as 3,7 mil escolas de ensino médio públicas terão pelo menos duas aulas em pelo menos uma das séries em São Paulo. A secretária anunciou de público ainda a realização de concurso para 2009. Estimamos que isso possa abrir pelo menos 1,2 mil vagas de professor de Sociologia (salário inicial de 1,2 mil reais para jornada de 20 horas/aula semanais). Uma verdadeira vitória dos professores e do nosso Sindicato dos sociólogos, que foi muito elogiado na solenidade.


Compromisso com a Sociologia
Fizeram uso da palavra, além do presidente do Sinsesp, Prof. Lejeune Mato Grosso, e Prof. Fábio Santos de Moraes (Secretário-geral Apeoesp) e Prof. Douglas Izzo (Diretor da Apeoesp e do Sinsesp), o Prof. Dr. Amauri César Moraes (Sociólogo e da Faculdade de Educação da USP e um dos autores das OCNs de Sociologia); Prof. César Calegari (Sociólogo, Secretário da Educação de Taboão da Serra e relator do parecer 38/06 eu obriga o ensino de S&F nas escolas médias no país do CNE); Deputado Simão Pedro (do PT/SP, filósofo e nosso sociólogo honorário) e Deputado Mauro Bragato (Sociólogo e deputado do PSDB, antigo apoiador da luta pela Sociologia no Ensino Médio).

Todos foram muito aplaudidos pelos presentes. Os estudantes, que representavam pelo menos uma bancada de 20 pessoas, vieram da USP, da ESP e da UniSantana. A Secretária, ao discursar foi enfática na defesa da medida, dizendo que isso iria qualificar e muito nosso Ensino Médio paulista e que ajudaria os nossos estudantes e terem em suas mãos instrumental que lhes possibilitassem melhor entender a realidade em que vivem. Comprometeu-se em estudar de imediato a viabilidade da realização de concurso o mais breve possível e que as atribuições de aula, que este ano será já agora em novembro, deverão ter Sociologia em todas as escolas. Isso vai fortalecer os 15 cursos de CS existentes no Estado, outros podem abrir e os estudantes poderão de imediato iniciar a sua docência em Sociologia, ainda que como temporários. Os profissionais já formados poderão, em breve, prestar concurso público para serem titulares de cargos. O último concurso realizado no Estado ocorreu há 14 anos, em 1994.

Avaliamos que essa foi uma vitória do Sinsesp e da Apeoesp que, juntos, há mais de 11 anos, lutam pela implantação dessa medida. Mesmo que no Brasil todas as escolas médias já possuam ambas as disciplinas, a ausência em SP torna parcial a nossa vitória nacional, que agora se coroa de uma grande vitória dos sociólogos e dos professores paulistas, que souberam compreender a importância do ensino dessas disciplinas à nossa juventude. Uma grande vitória o Sinsesp. Parabéns a toda a diretoria da atual gestão e de todas as gestões passadas que deram a sua imprescindível contribuição para essa vitória que hoje se concretiza.


Em breve teremos um sociólogo efetivo na rede, professor titular de cargo, que será o Prof. Walmir Celso Halembeck, atuando na equipe central da CENP de currículo. Em breve organizaremos com a Apeoesp e com a SBS, um Seminário na USP sobre ensino de Sociologia com um curso simultâneo de 30 horas, para justificarmos a liberação de professores da rede para dele participarem.

Esperamos para o final do ano já termos um indicativo de uma proposta curricular para o ensino em 2009. Esperamos contar com o apoio do Prof. Amauri nesse evento da USP e com a própria Faculdade de Educação e seu Departamento de Metodologia, bem como com colegas do departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Esse esforço visa recuperarmos um atraso de muitos anos e recuperarmos o terreno perdido nesses anos todos. Vamos vencer. Mais uma vez, parabéns a todos que deram a sua parcela de contribuição para essa nossa luta, inclusive em vários estados brasileiros.


Veja como Fazer seu Registro Profissional

Os sociólogos paulistas devem fazer o seu registro profissional para exercerem a profissão, segundo a Lei 6.888/80. Para isso devem se dirigir à DRT/SP, que fica na Rua Martins Fontes, nº 109, 2º andar, sala 203, Centro (próximo ao prédio do Diário de São Paulo e da Biblioteca Mário de Andrade, esquina com a Avenida São Luís) e levar:

• Cópia simples de seus diplomas de bacharel devidamente registrado no MEC, frente e verso acompanhado do original que deve ser verificado pelo próprio funcionário da DRT;

• Cópia da CTPS da página da foto e do verso, da qualificação pessoal, bem como a própria carteira original para ser conferida;

• Cópias do RG e do CPF, cópias simples acompanhados dos originais, para serem conferidos na hora pelo funcionário encarregado.

• Preencher um requerimento fornecido pela própria DRT

Após isso, esperam-se 30 dias úteis e no mesmo dia o colega sociólogo já sai sabendo exatamente a data em que poderá pegar a sua carteira de trabalho devidamente carimbada com o número de seu registro profissional.

Atenção: os recém formados também podem se registrar, mesmo sem o diploma, desde que levem o certificado de conclusão de curso, de colação de grau, que contenha todos os dados do decreto e portaria de reconhecimento do curso que fez o bacharelado em Ciências Sociais, bem como as cópias da CTPS e demais documentos pessoais.


Contribuição Sindical: pagamento até 30 de Abril

Mesmo tendo passado o prazo legal para o pagamento da contribuição sindical de 2008, estas prosseguem e podem ser feitas até o dia 31 de março. Os nossos colegas que perderam o prazo, não tem problema, podem pagar ainda este mês, tirar Xerox e enviar ao RG da empresa onde trabalham que na folha de pagamento de março, cujo salário sai no quinto dia útil de abril, não deve ser descontado para outra entidade sindical, pois o colega já esta em dia com a contribuição sindical, pois pagou para o seu sindicato de sociólogo.

Nosso site, logo no topo da página, tem um botão escrito "Contribuição Sindical de 2008". Clique nesse botão e preencha os seus dados como profissional liberal, 2008. O valor este mês tem acréscimo de 10% de multa e 1% de juros de mora, conforme determina a CLT, sendo que o boleto gerado, portanto, será de R$88,80 e pode ser pago em qualquer agência bancária e casas lotéricas. Veja o endereço.

Nenhum comentário: