quinta-feira, 13 de março de 2008

Segundo o SARESP as melhores e as piores escolas de São Paulo

13/03/2008 - 20h53

Veja lista de melhores e piores escolas públicas de São Paulo

Bruno Aragaki
Em São Paulo
  • As piores em matemática
  • As melhores em matemática
  • As melhores em português
  • As piores em português


  • Da lista das melhores escolas no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar o Estado de São Paulo) de 2007, apenas quatro estão na capital ou na Grande São Paulo - o restante da lista das "top" públicas paulistas são escolas do interior. O exame avaliou 5.207 instituições.
    A cidade de Campinas, a 100 quilômetros da capital, aparece na lista quatro vezes: os alunos das escolas Prof. Eunice V. Ramos, Instituto Popular Humberto de Campos, Prof. João Lourenço Rodrigues e Marechal Mallet tiveram médias superiores à do Estado em língua portuguesa; os da Marechal Mallet aparecem também na relação dos melhores em matemática.
    O melhor desempenho do interior não é percebido apenas na "elite" do ensino público. A média geral dos alunos do interior é 4% maior que a dos alunos da capital e da Grande São Paulo.
    Aplicado anualmente desde 1996, o Saresp avalia o desempenho dos alunos da rede estadual paulista em português e matemática. Em 2007, foram avaliados os alunos dos ensinos fundamental (2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries) e do médio (3ª série).

    Piores em matemática

    A presença do interior é maior também na lista das piores: das 100 escolas com pior desempenho em matemática, 52 são do interior.
    Das 48 escolas localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, 30 estão nas cidades da Grande São Paulo.
    A Secretária de Estado da Educação afirmou que os professores as cem piores escolas em ensino de matemática receberão, ainda neste ano, cursos de reciclagem e atualização profissional.

    Nenhum comentário: